Menu fechado

Agências do INSS começam a funcionar de forma gradual

Atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de São Paulo, que começaram a funcionar de forma gradua, está sendo feito com hora marcada no estado de São Paulo.

Os segurados só conseguem agendamento para quatro tipos de serviço: cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional e avaliação social. Em geral, os servidores recebem o segurado, mas orientam a fazer senha no portal Meu INSS ou ligar na Central 135 para tentar o agendamento.

O cumprimento de exigência, que significa que o segurado deve enviar documentação complementar para que seu pedido seja analisado, é o serviço que mais estava demandando o reinício da atividade presencial no INSS.

A justificação administrativa é um procedimento utilizado em casos nos quais o segurado precisa apresentar testemunhas, corrigir vínculos no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) ou comprovar união estável e dependência econômica.

Os outros dois serviços são reabilitação profissional e avaliação social.

PERÍCIA MÉDICA

Os casos que necessita de perícia médica vai ter que esperar mais um pouco. Embora o serviço tenha sido anunciado pelo INSS na semana passada como um dos que estariam disponíveis, os médicos peritos não voltaram ao trabalho e não pretendem retornar, pois afirmam que o Governo Federal não ofereceu condições adequadas para que a categoria volte às agências na pandemia.

JUSTIÇA

O segurado que não tiver atendimento presencial pode buscar a Justiça, a situação está difícil. O ideal é buscar um profissional especializado em previdência para ajudarna busca da melhor solução.

VEJA QUAIS SÃO OS SERVIÇOS DISPONIVEIS NA AGENCIA DO INSS

Cumprimento de exigência: Quando o segurado precisa entregar documentação complementar ao INSS para conclusão do pedido.

Justificação administrativa: quando segurado consegue incluir ou corrigir algum vínculo empregatício ou pagamento de carnê no CNIS. Também usada para provar dependência econômica, união estável e apresentar testemunhas.

Reabilitação profissional: Serviço para quem está incapacitado para o trabalho ou deficientes que precisam ser reabilitados em outra função no mercado de trabalho.

E avaliação social: que analisa fatores ambientais, sociais e pessoais do segurado para comprovar deficiências e baixa renda.

O agendamento pode ser feito pelo Meu INSS ou telefone 135. Atenção: como muitos dos peritos médicos ainda não voltaram aos postos, é aconselhável checar, pelo site do INSS, quais serviços estão sendo prestados em cada agência.

Publicado em:Últimas Notícias