Menu fechado

APOSENTADOS DO INSS: 4 POSSIBILIDADES DE VOCÊ TER DINHEIRO ESQUECIDO E VEJA COMO SACAR

Alguns bancos buscam há anos aposentados e pensionistas do INSS para entregar algum tipo de dinheiro esquecido. Por isso é importante verificar se você é um deles.

Muitos aposentados podem ter algum dinheiro, ou até mesmo uma bolada parada no banco. Em plena pandemia, um momento difícil como esse que estamos vivendo um dinheiro a mais, uma grana extra sempre ajuda.

VEJA 4 POSSIBILIDADES DE PARA TER ESSE DINHEIRO ESQUECIDO E COMO SACAR.

POSSIBILIDADE 1: REVISÃO – ATRASADOS ANTIGOS DA JUSTIÇA FEDERAL

No caso de aposentados do INSS, que ganha uma ação de revisão na Justiça contra o INSS tem direito de receber atrasados pelo período de espera. O cálculo considera cinco anos antes do pedido mais o período até a correção. Pode ser uma bolada!

Na Justiça, além da correção da inflação, há ainda a aplicação de juros. Para saber se teve o pagamento do atrasado autorizado pelo juiz. O beneficiário deve consultar um especialista para acessar o site do TRF de sua região.

POSSIBILIDADE 2: CORREÇÃO DE ERRO DO INSS

Mais de 800 mil aposentados ainda vão receber a grana de benefícios concedidos com erro de cálculo. Este ano, o INSS liberou uma bolada para 422 mil aposentados e pensionistas que tiveram o erro. O pagamento foi liberado no início do mês de maio.

O segurado que foi contemplado com o acordo pode consultar se vai receber os atrasados pela internet. Basta acessar o portal Meu INSS (www.inss.gov.br) ou ligar para a Central de Atendimento 135.

POSSIBILIDADE 3: AÇÃO DE REVISÃO DE POUPANÇA DURANTE OS PLANOS ECONÔMICOS

No dia 1º de março de 2018, o STF (Supremo Tribunal Federal) validou o acordo firmado entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Advocacia-Geral da União, o Banco Central, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Febrapo (Frente Brasileira Pelos Poupadores) sobre os planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991). Cerca de 95 mil poupadores aderiram ao acordo referente aos planos econômicos.

COMO ADERIR AO ACORDO

O poupador ou os herdeiros deverão necessariamente ter processo judicial ativo com derrota do banco. Não é necessário ser filiado a qualquer entidade que ingressou com a ação coletiva. Para saber mais sobre a adesão ao acordo você pode contratar um especialista em previdência, que poderá informar com deve ser feito o procedimento.

POSSIBILIDADE 4: CONTA INATIVA DE FGTS

Geralmente quem se aposenta saca o FGTS e esquece, não olha mais o saldo e pode ter algum valor para resgate. Há possibilidade que seja creditado algum resíduo de alguma empresa ou ex-patrão referente à atualização de juros e correção monetária. E também pode haver crédito referente à distribuição do lucro do FGTS.

Caso haja algum resíduo, o aposentado pode sacá-lo a qualquer momento. Basta apresentar carteira de trabalho, documento de identificação ou Cartão do Cidadão, por exemplo.

CONTRATE UM ESPECILISTA EM PREVIDÊNCIA

Atraso na Justiça, erro do INSS, FGTS parado, com todas as possibilidades citadas anteriormente, um profissional em previdência poderá ajudar, através de uma análise bem detalhada do histórico do aposentado, é possível saber qual a possibilidade lhe cabe e, ainda assim, aproveitar o momento e  verificar se há possibilidade de revisão do seu benefício e aumentar seu rendimento em 60%.

Importante frisar que as regras e os cálculos são bem complexos e, por isso, um especialista é fundamental para todas as situações.

Publicado em:Últimas Notícias