Menu fechado

INSS: IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA 2020

Com as novas regras o INSS começou a pedir mais seis meses de contribuição em três categorias de aposentadorias. Conheça como vai ficar cada caso nas novas regras de transição do INSS que já está vigor. Os novos cálculos sofreram mudanças mais rígidas para os beneficiários.

Aposentadoria com idade mínima progressiva

Para quem cumprir os requisitos neste ano (2020) serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).

Aposentadoria por ponto

Os requisitos para as regras de transição por pontos também aumentaram. Em 2020, essa regra considera-se a soma de idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos para mulheres e 97 pontos para homens.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade também aumentou para as mulheres, sendo necessário ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o instituto. Antes da mudança era necessário 60 anos.

A reforma não alterou os requisitos desta aposentadoria para homens, eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Consulte um especialista

No momento de calcular o benefício da aposentadoria, por erro do INSS o segurado pode perder muito dinheiro e, muitas vezes, passa despercebido.

Além das dúvidas, que é comum existir no momento do requerimento da aposentadoria, a lei muda bastante, ainda mais agora com a vigência da Reforma da Previdência.

E por isso é sempre recomendável contratar um profissional especializado na área de previdenciário.

Apesar da contratação não ser obrigatória, um especialista poderá esclarecer dúvidas a respeito do processo de aposentadoria e indicar seus direitos, garantindo que você não seja prejudicado e, até mesmo, conseguir um valor maior no seu benefício.

Publicado em:Sem categoria