Menu fechado

Novo golpe engana Aposentados do INSS.

Há um novo golpe que está começando no país. No esquema, os golpistas tem o objetivo de pegar a senha do INSS do segurado, para trocar o cartão e passar em alguma maquininha. 

Na abordagem, eles são educados, simpáticos e sofisticados, acima de qualquer suspeita. Escolhem a dedo suas vítimas, e preparam uma cena para enganar o maior número de aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS. 

De acordo com a polícia, o golpista aborda a vítima de forma educada na saída do caixa eletrônico, dizendo que caiu o comprovante da operação. 

Neste papel, há uma imagem informando que é preciso atualizar os dados bancários para evitar o cancelamento do cartão, e caso não faça isso, será cobrado uma multa de RS 149 reais – o que é mentira.

Segundo a polícia, neste momento os golpistas oferecem ajuda para realizar a operação, distraem a vítima, observam a senha e trocam o cartão da vítima por outro. E aí, com cartão e senha, passam valores altos em suas próprias máquinas de cartão. 

Os golpes aconteceram por três homens em três bancos na última semana. A ação foi flagrada pela central de monitoramento das agências que acionou a Polícia Militar, que chegou ao local rapidamente. 

Os criminosos foram apreendidos com vários cartões de crédito e débito, máquinas de cartão e comprovantes de operação com cartões de segurados do INSS. 

O que fazer para não ser enganado?

  • Quando um desconhecido puxar papo, não dê continuidade. Diga que está com pressa. 
  • Evite ajuda de estranhos. Procure ir ao banco em horário que a agência está funcionando. 
  • Fique bem perto da máquina ao digitar a senha, para evitar que terceiros a vejam. 
  • Caso se sinta ameaçado, ligue para algum familiar ou amigo. 

Aconteceu comigo. E agora, o que devo fazer?

  • Anote tudo o que lembrar: datas, lugares, características físicas da pessoa …
  • Comunique ao banco imediatamente.
  • Procure uma delegacia o mais rápido possível. E leve todos os detalhes junto. 
Publicado em:Sem categoria