Há um novo golpe que está começando no país. No esquema, os golpistas tem o objetivo de pegar a senha do INSS do segurado, para trocar o cartão e passar em alguma maquininha.
Na abordagem, eles são educados, simpáticos e sofisticados, acima de qualquer suspeita. Escolhem a dedo suas vítimas, e preparam uma cena para enganar o maior número de aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS.
De acordo com a polícia, o golpista aborda a vítima de forma educada na saída do caixa eletrônico, dizendo que caiu o comprovante da operação.

Neste papel, há uma imagem informando que é preciso atualizar os dados bancários para evitar o cancelamento do cartão, e caso não faça isso, será cobrado uma multa de RS 149 reais – o que é mentira.
Segundo a polícia, neste momento os golpistas oferecem ajuda para realizar a operação, distraem a vítima, observam a senha e trocam o cartão da vítima por outro. E aí, com cartão e senha, passam valores altos em suas próprias máquinas de cartão.
Os golpes aconteceram por três homens em três bancos na última semana. A ação foi flagrada pela central de monitoramento das agências que acionou a Polícia Militar, que chegou ao local rapidamente.
Os criminosos foram apreendidos com vários cartões de crédito e débito, máquinas de cartão e comprovantes de operação com cartões de segurados do INSS.
O que fazer para não ser enganado?
- Quando um desconhecido puxar papo, não dê continuidade. Diga que está com pressa.
- Evite ajuda de estranhos. Procure ir ao banco em horário que a agência está funcionando.
- Fique bem perto da máquina ao digitar a senha, para evitar que terceiros a vejam.
- Caso se sinta ameaçado, ligue para algum familiar ou amigo.
Aconteceu comigo. E agora, o que devo fazer?
- Anote tudo o que lembrar: datas, lugares, características físicas da pessoa …
- Comunique ao banco imediatamente.
- Procure uma delegacia o mais rápido possível. E leve todos os detalhes junto.