Menu fechado

Valor de pagamento do teto do INSS muda com o novo salário mínimo

O novo valor do salário mínimo de 2021 traz reajuste no valor de pagamento do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dessa forma o teto passa a ser de R$6.433,57.

As alterações vieram em função reajuste oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Como o salário mínimo, o teto do INSS é reajustado anualmente. E essas mudanças trazem alterações nos benefícios e nas contribuições da Previdência Social.

Por exemplo, o contribuinte individual, trabalhadores que realizam serviços para outras pessoas físicas pagam 20% de contribuição sobre sua remuneração. E o contribuinte facultativo, ou seja, aqueles não possuem renda, o recolhimento também é de 20% sobre qualquer valor, sendo este entre o salário mínimo e o teto.

A contribuição é uma forma de garantir a aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, entre outros benefícios oferecidos pelo INSS.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

Um profissional especializado em previdência pode fazer um bom planejamento na aposentadoria. Esse trabalho oferece informações que ajudam identificar o tempo faltante e o valor das contribuições. E também serve para apontar fatores negativos que podem interferir na fórmula de cálculo do valor do benefício. Consulte sempre um especialista!

SAIBA MAIS SOBRE O APLICATIVO MEU INSS

O INSS investiu em seu aplicativo Meu INSS, uma plataforma gratuita aos segurados. No APP ficam disponíveis uma série de serviços, como requerimentos, mapeamento de agências mais próximas à sua residência de acordo com o CPF do segurado, agendamento e consulta de resultados de atividades como perícias médicas, solicitação de benefícios, calculadoras para aposentadoria por idade, tempo de contribuição, entre outros.

PARA ACESSAR O MEU INSS

Para ter o acesso ao aplicativo é preciso baixar e fazer um cadastro, em que é solicitado o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) e a criação de uma senha numérica de seis dígitos.

SUA SEGURANÇA É IMPORTANTE

A senha não pode, sob hipótese alguma, ser compartilhada com terceiros ou desconhecidos para, assim, evitar a possibilidade de fraudes e saques indevidos, por exemplo.

PRINCIPAIS SERVIÇOS DO MEU INSS

Extrato de Contribuições (CNIS), Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Pagamento de Benefício, Declaração de Beneficiário do INSS, Declaração de Atividade, Verificação da Autenticidade de Documentos, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), Solicitação de Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte, Extrato de Imposto de Renda, Calendário de Pagamento, Meu Cadastro, Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI) e Cópia de processos.

Publicado em:Últimas Notícias