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VEJA COMO AGILIZAR A SUA APOSENTADORIA NA PANDEMIA

Não é obrigatório ter um profissional especializado em previdência para entrar com o pedido do benefício, mas é importante lembrar que há muitas questões que a instituição (INSS) não irá esclarecer, ou analisar de forma vantajosa para o segurado, no momento do atendimento, que é automático e sistematizado.

Com a quarentena imposta para evitar a propagação da Covid-19 o INSS manterá fechadas as agências, pelo menos, 19 de junho. Mas as análises dos técnicos não pararam, quem está perto de se aposentar pode procurar o profissional especializado para reunir e enviar para o órgão federal os documentos que comprovem o direito ao benefício.

Mas previamente, o segurado pode organizar documentação para garantir o direito e cumprir as exigências do INSS. Quem já pediu a aposentadoria e recebeu um comunicado de cumprimento de exigências pode aproveitar que as agências do INSS estão fechadas, e os prazos para o envio da documentação estão suspensos, para organizar a documentação extra.

SAIBA MAIS SOBRE DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS

ATIVIDADE ESPECIAL

Para reconhecer a atividade especial é preciso se preparar administrativamente, sem precisar r à Justiça, facilitando a análise no futuro.

O profissional que trabalha no trabalhou com algum agente nocivo à saúde precisa solicitar para sua empresa o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), caso não tenha o documento em mãos. O caminho inicial é o RH.

Se a empresa fechou, será preciso ir à Junta Comercial para localizar o responsável pelo acervo de bens.

CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

É a prova essencial do tempo de contribuição e deve conter as anotações originais do empregador, sem rasuras.

Caso o trabalhador não tenha a carteira, ele poderá precisar dos documentos abaixo:

  • Ficha de registro em empresa fechada;
  • Se a empresa fechou, é preciso localizar a síndico da massa falida na Junta Comercial;
  • Se o documento não for encontrado, é possível pedir ajuda ao Banco Central, pelo telefone 145.

EXPOSIÇÃO AO AGENTE INSALUBRE

O formulário que comprova a exposição ao agente insalubre deve ser entregue no momento da demissão, mas o trabalhador pode pedi-lo a qualquer tempo.

O pedido pode ser feito ao RH da empresa, por telefone ou email. Também é possível pedir ajuda a colegas que trabalharam na mesma empresa e na mesma função e verificar se eles têm o PPP ou laudo.

NOMES DIFERENTES DO DOCUMENTO ATIVIDADES ESPECIAIS

  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário): desde 1º de janeiro de 2004
  • LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho): de 14 de outubro de 1996 a 31 de dezembro de 2003
  • Dirben-8030: de 26 de outubro de 2000 a 31 de dezembro de 2003
  • DSS-8030: de 13 de outubro de 1995 a 25 de outubro de 2000
  • Dises BE 5235: de 16 de setembro de 1991 a 12 de outubro de 1995
  • SB-40: de 13 de agosto de 1979 a 11 de outubro de 1995

CERTIDÃO DE ALUNO-APRENDIZ

A escola onde a atividade foi exercida é responsável por fornecer o documento. Tente fazer o pedido por e-mail. A atividade é considerada quando o aluno recebia

PRAZO SUPENSOS

O prazo para entregar os documentos solicitados pelo INSS é de 30 dias, mas ele está suspenso enquanto as agências estão fechadas. Quando elas reabrirem, o prazo para a entrega da documentação volta a ser contado concedido imediatamente.

Publicado em:Últimas Notícias